terça-feira, 23 de outubro de 2007

10 Mandamentos para criar um curriculo de sucesso

Este post advém depois de uma leitura atenta do Livro "Criar currículos de sucesso" (Nome original High Impact CVs). Neste post destilo das 52 ideias que este livro apresenta e indico as 10 mais importantes. Obviamente que recomendo a leitura atenta do livro, visto que isto aqui é só um resumo por alto.

1º Mandamento: O CV é um documento de Marketing, o teu documento de Marketing, trata-o com respeito;

2º Mandamento: O CV é normalmente tudo aquilo que o irá representar numa primeira fase do processo de selecção de um candidato;

3º Mandamento: Um CV têm um tempo para causar impacto de 8 segundos. Se não causares uma boa impressão neste tempo, muito provavelmente ficarás de fora.

4º Mandamento: Faz com que toda as linhas falem bem, a teu respeito. Lembra-te um CV é um documento de Marketing

5º Mandamento: Não mentirás. Apesar de ser um documento de Marketing, mentir num CV irá fazer com que as hipóteses de te seleccionarem se reduzam.

6º Mandamento: Mantém-no limpo. Estudos recomendam que um CV tenha entre 2 a 3 páginas contando com a página dos dados pessoais. Não meta palha só para ver se impressiona.

7º Mandamento: Faz um registo escrito de todas as actividades que desenvolvas, todos as acções de formação profissional, todos os projectos, enfim tudo aquilo que possa contar positivamente num CV. A nossa memória só se pode lembrar de tanto.

8º Mandamento: Crie um rede de contactos. Muitas vezes uma lista de contactos importantes conta consideravelmente na decisão das mudanças de emprego.

9º Mandamento: Nunca escreva um CV na primeira pessoa. A 3ª funciona muito melhor para falar de nós sem parecer presunçoso.

10º Mandamento: Não desista. Um bom CV não apareço do nada, nem se constroi à primeira. O meu por exemplo já vai na 5ª versão :-)

Agora aqui vai uma sugestão, não tanto um mandamento: Se for criar um curriculo pela primeira vezes dê uma vista de olhas pela seguinte página:
https://europass.cedefop.europa.eu/

Nesta página irá encontrar o modelo europeu de um CV. Este modelo serve como guia geral, e o melhor de tudo é aceite internacionalmente.

Depois disso tudo, fiquem bem e bons CVs.

3 comentários:

SharePosting disse...

Fundamentalmente seguir o modelo de formato Europeu, é meio caminho andado.

Mas uma vez mais, o CV é importante mas não é decisivo...

UnusMundus disse...

Viva Fábio,

Obrigado por partilhares os 10 mandamentos pois garantidamente vão dar-me um jeitão para atingir um bom estágio no próximo semestre!

@Ricardo

Sim, sem dúvida o CV é importante mas não é decisivo. O CV é uma porta de entrada para abordar a organização alvo mas a entrevista é muito mais importante pois temos que validar o CV e ainda criar empatia com a organização. Claro que ainda mais importante que a entrevista e o CV é a "obra feita" :)

Mas ainda mais importante, mesmo importante, daquele importante que é mesmo importante é depois de se entrar para a empresa!

Abraços

Suicidal Virgin disse...

Olá Fábio :)

Há este livro na biblioteca do dcc? :p (jk)

Kiss Kiss